Millon & Artprecium

FR

A moda em leilões

A minha estadia parisiense foi muito enriquecida por uma experiência imprevista em Drouot, no meio das casas de leilões. De facto, tive a chance de me tornar coordenadora, responsável do departamento de moda, e mais tarde perita júnior para as casas de leilões Millon e Artprecium. Duas casas inovadoras cuja reputação de excelência está firmemente estabelecida.

Foi uma descoberta fascinante, tive a oportunidade de aplicar os meus conhecimentos a novas áreas, enriquecendo o meu mundo criativo ao meio de obras de arte sublimes e variadas. O encontro com peritos cativantes e as suas especialidades diversas contribuiu  imenso igualmente.

As vendas em leilões permitiram-me estar em contacto com peças de colecções actuais mas também peças icônicas tais como o vestido dito “Mondrian” de Monsieur Saint Laurent, um poudrier de Elsa Schiaparelli ou ainda peças de arquivo das Maisons Dior ou Balenciaga..

Podem descobrir abaixo as diferentes vendas que realizei, assim como algumas das peças emblemáticas.

MODA Vintage & Contemporânea

Dezembro 2014

Ao longo dessa venda, o departamento de moda da casa Millon em colaboração com a perita Pénélope Blanckaert fizeram a felicidade dos coleccionadores e amadores de moda propondo peças incríveis tais como um vestido dito “Mondrian” ou um casaco dito “Picasso” de Yves Saint Laurent, um vestido “sem costuras” de John Galliano, um poudrier “telefone” de Elsa Schiaparelli ou ainda um encantador e raro saco Lalanne para Artcurial.

Fotos de Thierry e Paulo Jacob

Comunicado

Imprensa

Publicação em LE MONDE do 6 de Novembro 2014 :
Les robes vintage s’arrachent à prix d’or” por Sylvie Chayette

Publicação sobre ARCHITECTURAL DIGEST do 11 de Dezembro 2014 :
A vintage YSL dress is on the block” por Alison Levasseur

Publicação sobre o calendário LE PARISIEN do 12 de Dezembro 2014.

Com os seus volumes magistrais, o seu sentido das cores, a sua teatralidade, o seu espirito de perfeição no trabalho, Cristóbal Balenciaga incarna um modelo de referência absoluta no mundo da moda. Dia 10 de Junho 2015, a casa de vendas Millon dispersou em leilões um conjunto de 150 peças conservadas carinhosamente por uma colaboradora amiga do costureiro espanhol.

O catálogo dessa venda foi completado por vestidos Haute Couture e acessórios de marcas como Lanvin, Dior, Saint Laurent, Givenchy, Jean Patou ou ainda Pucci.

Comunicado

Imprensa

Publicação em LA DEPECHE do 20 de Maio 2015 :
Une partie des archives de la maison Balenciaga vendue aux enchères” por RelaxNews

Publicação em LE PARISIEN do 20 de Maio 2015 :
Une partie des archives de la maison Balenciaga vendue aux enchères” 

Publicação sobre FASHION NETWORK do 20 de Maio 2015 :
Une partie des archives de la maison Balenciaga vendue aux enchères” por RelaxNews

Publicação em LA LIBRE do 20 de Maio 2015 :
Une partie des archives de la maison Balenciaga vendue aux enchères” por RelaxNews

Publicações em MADAME FIGARO, LA GAZETTE DROUOT e ALADIN em Maio 2015 :

Outras publicações em LE REVENU, ANTIQUITES BROCANTE e a revista ELLE …

MODA – 500 padrões e modelos dos maiores costureiros franceses

Julho 2015

Dia 16 de Julho 2015, a casa de leilões online Artprecium propôs para venda uma incrível colecção de 500 padrões, telas e modelos de Haute-Couture provenientes das maiores casas francesas.

Começando no fim dos anos 40 até o início dos anos 80, o catalogo ilustra meio século de moda feminina a través de modelos emblemáticos criados por Christian DIOR, Yves SAINT LAURENT, Jean PATOU, GIVENCHY, Pierre CARDIN, CHANEL, Pierre BALMAIN, COURREGES, Guy LAROCHE… e muitos mais.

Estas silhuetas de papel, adquiridas ao longo dos anos desde 1947 por uma antiga boutique de Bordeaux, serviam para a realização de roupa por medida. Das saias New Look dos anos 50 aos casacos oversize dos anos 80, passando pelos fatos tailleurs Jacky Kennedy ou ainda a incontornável mini-saia dos sixties, a venda do 16 de Julho ofereceu um rendez-vous inesquecível com modelos rétro e intemporais que fizeram a história da moda.

Fotos de Augustin Jacob

YVES SAINT-LAURENT VINTAGE – 70’s / 80’s / 90’s

Outubro 2015

Do 9 ao 19 de Outubro 2015, a casa de leilões online Artprecium e PB FASHION nos fez reviver a aventura Rive Gauche de Yves Saint Laurent a través de 300 peças icônicas, parte delas proveniente da colecção pessoal de Madame Mary-Hélène de LESTAPIS, antiga directora da boutique Saint Laurent Rive Gauche de Bordeaux.

Da Saharienne ao Smoking passando pelas colecções russas, chinesas ou ainda as peças homenagem a Picasso, os clássicos do costureiro francês foram aqui reunidos.

Imprensa

Publicação sobre FASHION NETWORK do 9 de Outubro 2015 :
Une partie des archives de la maison Balenciaga vendue aux enchères” por RelaxNews

Publicação sobre L’Officiel do 12 de Outubro 2015 :
La vente aux enchères Yves Saint Laurent Rive Gauche à Paris” 

Publicação sobre VOGUE do 16 de Outubro 2015 :
Les pièces vintage Yves Saint Laurent aux enchères” por Manon Garrigues

LET’S SPARKLE ! Bijutaria Fantasia & Acessórios

Novembro 2015

Para esta venda sublime, a casa Artprecium em colaboração com a sua perita Pénélope Blanckaert da PB Fashion reuniram uma colecção excepcional de bijutaria fantasia de criadores e acessórios de moda que seduziram novamente os coleccionadores e amadores.

MODA Vintage & Contemporânea

Dezembro 2015

A selecção refinada de 600 peças feita pela perita Pénélope Blanckaert fez a felicidade dos coleccionadores e amadores de moda sempre em busca da peça ideal. Foram propostas peças de Haute Couture, Prêt-à-Porter, Peles, Malas, Acessórios ou ainda Bijutaria Fantasia.

MODA Vintage & Contemporânea

Março 2016

Uma nova venda de moda vintage e contemporânea que propôs uma seleção refinada de Primavera que fez a felicidade dos coleccionadores e amadores de moda sempre em busca da peça ideal. Foram propostas peças de Haute Couture, Prêt-à-Porter, Frascos de Perfume, Acessórios ou ainda Bijutaria Fantasia.

 

 

Todas as imagens foram realizadas pelos diferentes fotógrafos colaborando com as casas Millon e Artprecium :
Anne-Claude Barbier, Cleber Bonato, Augustin Jacob, Paulo Jacob et Thierry Jacob