Porto | Modtissimo

EN     FR

E se vos contasse a minha primeira vez ?

Ao longo dos meus dez anos parisienses, tive várias vezes a oportunidade de participar a grandes feiras internacionais de Moda : Première Vision, Première Classe, Who’s Next… mas também de Design Interior : Maison & Objet…

Gigantescos pavilhões cheios de profissionais do mundo inteiro, vindos para descobrir as novas tendências, fazer shopping, procurar a pérola rara que fará da sua colecção, a colecção mais desejável.

Dias intensos durante os quais percorremos quilômetros de corredores repletos de todo tipo de acessórios, têxteis, peças, das quais nos vamos poder inspirar par ser cada vez mais criativos, até esgotarmos o nosso olho com a acumulação de tanta informação. E voltamos, felizes com as peças que encontramos, apesar de estar exaustos porque sabemos que temos inspiração necessária para criar a nova colecção.

Foi então na quarta-feira passada que fui para o Porto, para o meu primeiro Modtissimo. O equivalente de Première Vision em Portugal. Super entusiasta com a ideia de descobrir as novidades têxteis mais também porque era a primeira vez que ia ao Porto.

Não ficava muito longe de casa da minha avó, mas a não ser umas passagens rápidas pelo Aeroporto Francisco Sá-Carneiro, infelizmente nunca tive a oportunidade de visitar a cidade.

Só surpresas !!

Alfândega do Porto

Foi então às 9h da manhã que aterramos, a Magali, o Luc e eu para a nossa jornada modesca na Cidade Invicta. Dirigimo-nos até a Alfândega do Porto, onde ocorria o Fashion Festival Modtissimo. Um edifício encantador mesmo no centro da cidade, junto ao Douro, cercado de casinhas amontoadas sobre as colinas da cidade.

 

O primeiro Green Circle de Modtissimo

Aqui vão as tendências Outono-Inverno 2019/20 !!

Pois não podemos esquecer que a Moda e as tendências são pensadas com um ano de antecedência. Excepto o caso do fast fashion (H&M, Zara, etc..) que se inspira muitas das vezes directamente dos desfiles dos criadores e onde só umas poucas semanas são necessárias entre o momento em que a ideia ocorre e o momento em que a peça se encontra disponível na loja.

Acontece que estes prazos de produção sendo extremamente curtos, juntos com os preços baixos propostos causam um dilema : a sustentabilidade e a qualidade. Com os consumidores a comprar cada vez mais roupas/peças, atraídos pelos preços baixos propostos pelo fast fashion, estamos confrontados ao gigantesco problema dos resíduos.

Porque obviamente uma peça com um preço tão baixo não pode ser de uma qualidade optimal e vai acabar por se desformar e se estragar muito rapidamente. Actualmente, já nem pensamos em reparar algo porque a maior parte do tempo, torna-se mais fácil de comprar algo novo. A Moda, como as outras indústrias, esta confrontada a ter pesquisar e propor novas soluções que permitem de gerir melhor os seus resíduos.

Visto a aceleração global das indústrias, e a Moda sendo uma das mais poluentes, foi muito naturalmente que decidiu tornar-se mais éco-responsável.

Descobrimos então pela primeira vez o Green Circle de Modtissimo. Onde encontramos uma grande selecção de têxteis inteiramente constituídos a partir de fibras de garrafas de plástico provenientes do mar ou ainda fibras têxteis inteiramente biodegradáveis ou recicladas, tecnologias promissoras para uma área que está sempre em busca de novidade.

Aliás, uma selecção de empresas portuguesas das mais inovadoras teve a oportunidade de apresentar as suas colecções no final de Setembro, no Première Vision (Paris). Pelo qual Portugal foi convidado de honra este ano.

 

Tendências OI 2019/20

No Modtissimo, tivemos também a oportunidade de descobrir as tendências coloridas para 2019/20, com uma moda mais eco-consciente, constata-se uma autêntica vontade de abrandar. As palavras-chave são :

Design Terapêutico

Com essa ideia de desacelerar, abrandar, respirar, meditar, tirar tempo para si mesmo…

Design Circular

Com essa ideia de sustentabilidade, eco-responsabilidade, reciclagem das matérias, transparência nos métodos…

Design Emocional

Com essa ideia de conexão consigo mesmo, com os outros, tirar o tempo necessário para viver plenamente as nossas emoções…

Design Inclusivo

Com essa ideia de favorecer o indivíduo, a sua identidade, a sua unicidade, independentemente do seu sexo…

 

Inspirações Cores Outono-Inverno 2019/20 provenientes do catálogo Fashion Festival Modtissimo.

Com gamas de cores por vezes suaves, que incitam a calma, a ambientes acolhedores, cocooning. Por vezes cores mais calorosas e fortes, mas tónicas que evocam as nossas emoções e as relações humanas.

Algumas cores continuam nas novas tendências como o girassol, o cobre, a tangerina tónica, … Os violetas eléctricos destas últimas temporadas vão ser substituídos por roxos mais escuros que se propõem como alternativa ao clássico, mas sempre sublime, azul marinho.

Desejos de texturas

Tivemos também a oportunidade de descobrir uma larga selecção de matérias e texturas, naturais, reconstituídas, recicladas. Uma selecção rica em texturas, para uma moda cada vez mais estimulante, mais interessante. Aqui vai uma selecção de matérias que pude descobrir.

 

Porto é uma festa

Mas Moda não seria Moda sem festividades. A minha amiga Magali, fundadora dos FrenchUpers (grupo de alegres francófonos empreendedores em Portugal) decidiu então naturalmente de organizar um super evento no muito agradável The Happy Nest, onde fomos recebidos muito calorosamente pela Capucine et a Léa, que generosamente aceitaram abrir o seu cosy coffee house até mais tarde, para nos acolher.

The Happy Nest - Porto - Cosy - Coffee House - Modtissimo - Fashion Festival
The Happy Nest

Um verdadeiro ninho acolhedor no qual nos sentimos imediatamente à vontade e podemos conhecer outros profissionais de diversas áreas incluído da Moda. Podemos partilhar ideias sobre a Moda e não só, as nossas impressões sobre o Modtissimo, as tendências, os nossos medos como empreendedores, dicas e boas ideias… Os encontros dos FrenchUpers são sempre encontros interessantes e estimulantes. Mais um evento de sucesso !!

Foi então enriquecidos destes novos contactos e das nossas descobertas no Modtissimo que a Magali, o Luc e eu fomos descansar, com a firme intensão de fazer com que o nosso segundo e último dia lá se tornasse numa autêntica viagem de inspiração, como fazem os designers no início de cada colecção, nas casas de grande renome.

Porque não nascemos criativos, tornamo-nos. A criatividade é como um músculo que temos que treinar. Uma colecção não é assim tão simples quanto parece, uma boa colecção implica um trabalho imenso, mas falaremos disso com mais tempo mais tarde.

Um dia no Porto

Tivemos então todo o prazer de descobrir o Porto no dia seguinte. Começando obviamente por um pequeno-almoço perfeito no mítico Café Majestic.

Breakfast - Café Majestic - Porto - Coffee - Orange
Breakfast at Majestic

Este sublime sítio abriu as suas portas no início dos anos 1920. Reflete ainda a Belle Époque com o seu estilo Arte Nova, os seus espelhos, as suas madeiras envernizadas e os seus mármores. Era o lugar onde se juntavam os intelectuais e artistas à volta de um café, de um copo, para partilhar ideias. Podiam também beneficiar de um jardim de inverno na parte de trás, rodeados de verdura, no centro da cidade, na emblemática Rua Santa Catarina.

Paris / Porto

O Porto é surpreendentemente parecido com Paris. Não sei se se deve a sua maravilhosa Ponte Dom Luis I, construída nos anos 1880 por um discípulo de Gustave Eiffel. Ou às suas inspirações Arte Déco e Arte Nova. Ou se calhar por ser um pouco mais cinzenta que Lisboa.

Uma cidade altamente inspirante !!

 

Inspiração por todo lado

Já vos falei da minha obsessão pelos azulejos, reparei que no Porto têm imensas casas de azulejos em relevo, muito mais raros em Lisboa. Aqui vai uma selecção dos meus preferidos. Pessoalmente fico imediatamente com vontade de estampados,  de associações de cores, de texturas mates e brilhantes… não acham ?

 

Porto : o seu vinho, o street-art…

Mas Porto não seria Porto sem uma pequena degustação de vinho. Decidimos então atravessar a linda Ponte Dom Luis I para ir até Vila Nova de Gaia, do outro lado do Douro, onde podemos beneficiar de uma vista magnífica da cidade do Porto.

Street Art - Pastel - Porto - Flowers - Art
Pastel’s Wall

Qual não foi a minha supresa quando ao virar numa esquina, calhei logo de frente com o genial coelho de Bordalo II. Adoro !!

Rabbit - Bordalo II - Porto - Trash - Art - Street Art
Bordalo II’s Rabbit

Para os que não conhecem, Bordalo II é um artista lisboeta que transforma detritos em obras de arte. Podemos ver agora as suas obras em vários países. A sua ideia, ao representar animais, é de sensibilizar as pessoas aos danos causados pela nossa sociedade sobre a natureza.

Após dois dias de visita muito inspirantes, despertando cada vez mais a minha éco-consciência, acabei por me decidir. Todas essas cores, todas essas misturas de matérias, os azulejos, as texturas, deram-me montes de novas ideias para o meu futuro projeto, e sobretudo, motivou-me para o começar mais rápido que previsto !!

Já vos conto mais daqui a pouco 😉