My Lisbon Project

EN     FR

Genebra

Para compreender melhor este meu projeto, preciso de lhes contar um pouco mais sobre a minha história.

Nasci na Suíça, em Genebra, onde morei até os meus 23 anos. Filha de pais portugueses, cresci a falar francês e português, ou melhor, françuguês. Daí encontrarem algumas fórmulas que não sejam propriamente portuguesas, mas é também isso que faz a minha personalidade imagino.

Para ser insubstituível, deve ser diferente.

Coco Chanel

Sempre fiz actividades extra-escolares que tenham uma ligação às artes ou que sejam artísticas : piano, ballet, natação sincronizada, cerâmica, … mas sabe-se là porquê, sempre me dediquei a estudar ciências, convencida de que era uma autêntica cientista pouco criativa.

Após 3 anos de bachelor em Psicologia na Universidade de Genebra, finalmente me apercebi que me faltava algo e encontrei na área da Moda uma forma de viver  e assumir plenamente a minha criatividade. Deixei então a Suíça e as ciências, para estudar no Studio Berçot da genial Marie Rucki em Paris, onde obtive o meu diploma em Estilismo e Design de Moda.

Paris

Ensinaram-nos o processo criativo, a cultura da Moda, houve uma parte mais técnica também, mas sobretudo ensinaram-nos a inspirar-nos de tudo o que estivesse à nossa volta, de tal forma que criar uma coleção e um estilo se tornasse totalmente intuitivo.

Estudar Moda em Paris foi uma oportunidade incrível, tão enriquecedora. Rodeada por arte, designers, museus, num dos berços da moda e da elegância. Não poderia encontrar melhor sítio para aprender as bases do estilo ou para criar. Paris é uma fonte inesgotável de inspiração.

Design de Moda & Têxtil

Design de moda

Logo após os meus estudos, integrei grandes Maisons de prestígio, tais como John Galliano e Maison Martin Margiela, que me permitiram aprender a minha profissão e adquirir o savoir-faire parisiense para criação de moda e acessórios ao contacto de pessoas extremamente competentes e inspiradoras.

Tive a oportunidade de conviver com pessoas brilhantes, curiosas e generosas, vindas de todas as partes do mundo. Várias vezes pessoas exteriores à Moda me perguntaram se não era um meio demasiadamente difícil, cheio de divas… Não sei se tive sorte, mas pelo menos para mim, mesmo não sendo um tamanho 34, nunca me senti à parte. Dos meios profissionais que integrei, acho que a Moda foi onde conheci pessoas com as mentes mais abertas às diferenças e às outras culturas.

Moda e Arte

A minha curiosidade, alguma necessidade e o meu grande interesse pela Moda e História de Arte levaram-me depois até ao meio dos leilões, onde me tornei rapidamente coordenadora e perita júnior de moda para Millon e Artprecium. Aí consegui aplicar os meus conhecimentos a novas áreas, enriquecendo dessa forma o meu universo criativo. Confesso que o encontro com peritos encantadores em áreas diversas contribuiu imenso.

Moda e Design Interior

Durante a minha jornada parisiense, tive também a oportunidade de colaborar com Stella Cadente e Rouge Absolu, grandes nomes do Design Interior, para quem trabalhei em colecções de estampados, acessórios têxteis e de moda, assim como na remodelação de hotéis e casas particulares, em Paris e no exterior. Foi muito gratificante descobrir revistas e séries de fotos apresentando o meu trabalho.

Lisboa

Fascinada desde pequena por Lisboa, mas também Portugal, a sua cultura rica e o seu artesanato, sempre pensei que viria morar para cá pelo menos por um tempo. Na verdade até era suposta vir mais cedo, mas quando optei pela área da Moda, Paris tornou-se uma evidência.

Inspiradora

Lisboa é para mim uma das cidades mais lindas que conheci. A sua arquitectura, as cores incríveis, a luminosidade, as ruas cheias de flores e roupa estendida às janelas, os pavimentos cheios de charme, o grafismo das varandas em ferro forjado e os azulejos pelos quais me apaixonei imediatamente, constituem um conjunto maravilhosamente inspirante. Aliás foi uma das primeiras coisas que fiz ao chegar a Portugal, encontrar aulas para aprender a fazer azulejos, adorei !!

Foi então muito obviamente que a minha criatividade assim como a pesquisa constante de inspiração, me fizeram mudar para Lisboa, com a vontade de desenvolver agora os meus próprios projetos relacionados com criação de moda, têxtil, design e artesanato.

A moda passa, o estilo permanece.

Coco Chanel

Consultoria de Estilo

É algo novo para mim, e ao mesmo tempo, sempre fez parte da minha vida. Por ter passado por essas etapas, de aprender a criar o meu próprio estilo, mas também a criar o estilo das coleções realizadas para os meus clientes, para revelar uma identidade forte e única, é que decidi propor um serviço de consultoria de estilo Fashion Style, em complemento das minhas actividades de Designer de Moda e Têxtil.

Os benefícios

Porque o nosso estilo é realmente uma forma de mostrar ao mundo o nosso carácter, os nossos gostos únicos, mesmo antes que tenhamos tido tempo de dizer o quer que seja. Mas também uma forma de nos afirmarmos e melhorar consideravelmente a nossa auto-estima. Se nos sentimos bem quando nos olhamos ao espelho e gostamos da imagem que revelamos, conseguimos enfrentar todos os desafios do quotidiano.

Um método diferente

Por isso decidi partilhar convosco as preciosas ferramentas que me ajudam na minha vida pessoal, assim como na minha profissão para que possam também revelar a vossa verdadeira identidade e melhorar a vossa auto-estima, sendo assim uma melhor versão de vocês mesmas. Mas não de uma forma constrangedora que limite as cores que pode usar ou as roupas. Prefiro ajudar-vos a desenvolver a vossa intuição criativa, porque foi assim que aprendi e acho muito mais estimulante porque vão poder adapta-lo a todas as áreas das vossas vidas.

Pormenores não são pormenores. Eles fazem o design.

Charles Eames

Estilo e Interior

Foi uma das coisas que a Marie Rucki nos ensinou desde o inicio, é que o processo criativo pode adaptar-se a qualquer área. Pois, de facto o estilo não é só uma questão de moda ou de roupa, muito pelo contrário. Ter estilo é um estado de espirito, um estilo de vida.

Por isso é que proponho também um serviço de Interior Style. Um serviço que ajuda a tornar o seu interior num espaço que lhe corresponda, que lhe seja mais agradável, mais inspirante. Porque quando aprender a criar o seu próprio estilo, instintivamente vai querer melhorar o seu interior, para que seja mais confortável, mais parecido consigo, de forma a se tornar uma autêntica fonte de bem-estar. Um espaço onde se pode recarregar com serenidade e criar novos momentos memoráveis.

Quando não se pode mudar o mundo, há que mudar a decoração.

Daniel Pennac

Criei est novo projeto com a vontade de ajuda-las a melhorar o vosso quotidiano para que se torne mais borbulhante.